Marilia Alves fotografia

blog

Instituto Cultural Cabañas

O Instituto se encontra na Plaza de Iberoamerica, fronteado pela Sala de Los Magos e Los Magos Universales, esculturas de Alejandro Colunga

A construção que abriga o museu iniciou sua vida como uma Casa de la Misericordia, auxiliando órfãos, viajantes e mendigos, se transformou em quartel durante a Guerra de Independencia, por volta de 1810, e depois retornou a seu papel original em 1829, quando se redenomina Hospicio Cabanãs, em honra a seu fundador. Em 1910, volta às mãos do governo, durante a Revolución Mexicana. Quando se conclui a luta revolucionária, o Hospicio dá prosseguimento a seus trabalhos de assistência social até 1980, quando as crianças se mudaram para acomodações mais apropriadas.

Hoje, o Instituto Cultural Cabanãs promove exposições nacionais e internacionais reforçadas por programas paralelos de atividades educacionais e culturais.

O edifício é considerado um dos exemplos mais importantes da arquitetura neoclássica mexicana. 

O conjunto arquitetônico é único em seu gênero porque, diferenciado-se dos centros de seu tempo, apresenta uma série de elementos absolutamente originais, especialmente concebidos para satisfazer as necessidades do órfãos. São especialmente notáveis a simplicidade de seu traçado e suas dimensões, assim como a harmonia conquistada entre seus edifícios e os espaços ao ar livre.
— Unesco

Nos muros, abóbadas e no tambor da cúpula, se encontra a obra muralista mais representativa de Orozco. O artista representou nos 57 desenhos a conquista, a religião, a humanidade benfeitora e perversa, a opressão, a mecânica, a criação, as raízes indígenas e la história mexicana. 

Espaço para parar, sentar e sentir.

 

 

Entrada livre terça-feira. Entrada geral 70 pesos, no resto da semana.

Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.

Endereço: Cabañas No. 8 Col. Las Fresas, Plaza Tapatía C.P. 44360 Guadalajara, Jalisco, México

Telefones: 36681645 y 38182800 ext. 31642 y 31014

Email: contacto.cabanas@red.jalisco.gob.mx